Aferymed

Destaques

Referencial de Análise de Registos

POCentro PT2020 FEDER Bom

 

Na sequência da candidatura ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Vales apresentada ao Programa Operacional Regional do Centro, apoiada pelo FEDER, a AFERYMED - AFERIÇÃO E MEDIDAS, LDA viu aprovado o projeto nº 16110, designado por “Referencial de Análise de Registos”.

Designação do Projeto: Referencial de Análise de Registos
Código do Projeto: CENTRO-01-0247-FEDER-016110
Objetivo principal: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação.
Região de Intervenção: Centro
Entidade Beneficiária: AFERYMED - AFERIÇÃO E MEDIDAS, LDA

Data de aprovação: 06-01-2016
Data de início: 16-03-2016
Data de conclusão: 28-12-2016
Custo total elegível: 20.000,00€
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 15.000,00€

OBJETIVOS:
Este projeto de I&DT teve como objetivo a elaboração de um referencial de avaliação e análise estatística dos registos realizados pelas empresas embaladoras no controlo metrológico da quantidade pré-embalada que é obrigatório para garantir a conformidade do produto alimentar com a rotulagem e outros requisitos.
De notar que AFERYMED criou este referencial de análise de registos e disseminou-o pelo setor de forma abrangente, incluindo embaladores, concorrentes, entidades reguladoras e fiscalizadoras e o consumidor.

ATIVIDADES:
Foram definidas oito atividades chave para o desenvolvimento deste projeto:
1 - Definição da estrutura base do referencial de análise.
2 - Criação de um roadmap com as estratégias de análise para cada tipo de processo de embalamento de produtos em massa, volume, peso escorrido e congelados.
3 - Definição das ferramentas estatísticas mais adequadas para o controlo metrológico dos produtos pré-embalados e como devem ser implementadas e interpretadas quer pelos embaladores quer pelas entidades verificadoras/ fiscalizadoras.
4 – Elaboração de um template de relatório de auditoria.
5 – Elaboração de um procedimento para a implementação do controlo estatístico nos embaladores e respetiva análise dos dados.
6 – Seleção de casos de estudo que exemplifiquem, quer a implementação do controlo estatístico dos processos pelos embaladores, quer o procedimento de auditoria.
7 – Elaboração do referencial de análise de registos.
8 - Disseminação do referencial por todos os intervenientes no controlo metrológico de produtos pré-embalados (embaladores, outros OVM, entidades reguladoras/inspetoras, consultores, organismos de metrologia, e publico em geral).

Todas as atividades foram realizadas na íntegra conforme o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados, completamente inovador no contexto nacional, e que foi editado em Livro e oferecido a todos os participantes na “FORMAÇÃO 2 EM 1 - Controlo Metrológico de Produtos Pré-embalados e Tratamento estatístico de dados, organizado pela AFERYMED, que se realizou a 7 de abril 2017, em Leiria.

Em resumo, podemos afirmar que o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados, apresenta como resultados do processo de I&DT desenvolvido:
1- Um procedimento de auditoria aos registos do controlo do processo realizado pelos embaladores;
2- Propõe um procedimento para a implementação, pelos embaladores, do controlo estatístico de processos de embalamento que ajuda as entidades verificadoras/fiscalizadoras a realizar a auditoria aos processos.
3- Criou-se um roadmap com estratégias de análise de registos do controlo de diferentes tipos de processo de embalamento, destacando as suas principais causas de variação.
4- Definiram-se ferramentas estatísticas que permitem demonstrar o comportamento dos processos de embalamento e o grau de cumprimento dos requisitos legais.

Um dos pontos chave de inovação deste referencial é ter a capacidade de responder aos requisitos e especificações de vários processos de embalamento de produtos em massa, volume, peso escorrido e congelados.

Pode consultar o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados aqui.

 

Está em... Notícias